A talhe de foice
O ideias
Actual
Fascínios
Actual
A morte perfeita
Actual
A arte das escutas
Crónica Internacional
A «maioria moral»
O mundo pela paz
Manifestações contra a ofensiva anglo-americana concentraram, este fim-de-semana, milhões de pessoas em todo o mundo. Os protestos nos EUA e noutros países não foram pacíficos, com a polícia a envolver-se em confrontos com os manifestantes.
Atrasos e hesitações em Alqueva
O secretário-geral do PCP visitou no domingo a vigésima edição da Ovibeja, a grande Feira do Alentejo inaugurada na véspera pelo Presidente da República e que decorre em Beja até ao próximo dia 30.
Por um PCP mais forte
Cerca de duas centenas de militantes e simpatizantes do PCP juntaram-se no sábado, em Évora, para comemorar o 82.ª aniversário do Partido, num almoço com a participação do secretário-geral do PCP, Carlos Carvalhas, que proferiu uma curta intervenção.
Dinamizar a acção
As organizações do PCP, dando cumprimento às orientações saídas do 16.º Congresso e da Conferência Nacional, prosseguem a realização de Assembleias de Organização por todo o País.
Desafios em tempo de retrocesso
A igualdade homem/mulher é, para os comunistas, parte integrante e inseparável da democracia. Assim, apesar das inúmeras e complexas tarefas que têm pela frente, as organizações do PCP não quiseram deixar de assinalar o Dia Internacional da Mulher, algumas delas associando estas comemorações às do aniversário do Partido.
Situação laboral preocupante
PCP ouve trabalhadores
Militantes de Ovar<br> preparam Assembleia de Aveiro
Travar a regressão social
Foram vários milhares de trabalhadores que saíram à rua em várias cidades do País contra o pacote laboral e o aumento do custo de vida. A guerra não foi esquecida.
Tempo de fazer justiça
Trabalhadores de empresas encerradas de Lisboa, reunidos em encontro distrital realizado no passado dia 19, exigem o pagamento mais rápido das indemnizações a que têm direito.
Crime na construção civil
Prosseguir<br> o combate à privatização
IGT processa Fertagus
Despedimento ilegal
Portugal é pela paz, não pela guerra!
Ao Parlamento têm chegado os ecos de indignação e protesto pelo comportamento subserviente do Governo em relação à administração Bush. Foi assim na semana transacta e foi-o ontem no debate das moções de censura com que os partidos da oposição quiseram materializar a expressão institucional dessa vaga de repúdio popular.
Contra o crime e pela paz
Carlos Carvalhas apresentou ontem, na Assembleia da República, a moção de censura do PCP ao Governo. O Secretário-geral do Partido começou por lembrar que o executivo de Durão Barroso não desconhecia que a Administração Bush «faria a guerra ao Iraque com a ONU ou sem a ONU». Publicamos hoje excertos do discurso do dirigente comunista.
O desprezo pela saúde pública
Bombeiros à beira da ruptura
Defesa da calçada à portuguesa
Juntos contra a guerra
Em Lisboa, à semelhança do que aconteceu em várias capitais do mundo, muitos milhares de pessoas saíram sábado à rua para protestar contra a guerra anglo-americana no Iraque. «Bush, fascista, és um terrorista» e «Durão Bush e Blair, esta guerra ninguém quer!» foram algumas das palavras de ordem entoadas em todo o País.
«A água é um bem público»
«Os Verdes» lançaram, terça-feira, em Santarém, a discussão das implicações da privatização da água em Portugal. Esta campanha vai percorrer o País nos próximos meses.
Alcácer do Sal exige centro de saúde
A Câmara e Assembleia Municipal de Alcácer do Sal reivindicam um novo centro de saúde concelhio e exigem do Governo «luz verde» para o arranque da obra, prevista em PIDAC há vários anos.
Poluição do Prestige<br> pode chegar a Portugal
«Jornadas da Nossa Terra»
Projecto digital
Portugal contra a guerra
Entradas pagas, não!
Direitos sociais por cumprir
Em iniciativa conjunta, o Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica promovem, sexta-feira, na capital portuguesa, um debate sobre a Estratégia de Lisboa.
Vigilância comunitária
A ser aprovado, o sistema proposto pela Comissão Europeia permitiria que as águas portuguesas pudessem ser patrulhadas por navios de outros estados comunitários.
Conselho Europeu<br> acentua reformas liberais
Jornalistas alemães sob escuta
Investigação na UE
Os compromissos de Lisboa
Liga Árabe contra a guerra
Liga Árabe pediu segunda-feira uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para pôr fim à guerra «ilegítima» contra o Iraque.
O inferno iraquiano
O ataque ao Iraque deixou de ser um passeio no Golfo e transformou-se num inferno. Os invasores matam mas também morrem, e a contra-informação ganha terreno.
Desentendimentos...
O Reino Unido não vai transferir para uma conta bancária controlada pelos Estados Unidos os 300 milhões de euros de contas iraquianas congeladas em bancos britânicos, noticiou esta semana o jornal The Guardian, citando o ministro da Economia britânico, Gordon Brown.
Alerta da FIJ
Mentiras de guerra
«Bush assassino!»
Uma guerra<br> há muito anunciada
A Guerra pelo controlo político da região do Golfo Arábico-Persa surge «justificada» como uma guerra pelo comando do aprovisionamento energético do mundo (quando a capacidade de produção de petróleo está em vias de entrar em declínio), uma guerra pela tomada de assalto da OPEC, pela manutenção a todo o preço do presente sistema financeiro internacional, baseado no monopólio do dólar e contra o euro e o ouro, em que o regime iraquiano figura como «inimigo por procuração» mas em que os alvos principais são a Europa, o Japão e demais pólos alternativos da hegemonia mundial e as principais vítimas são os povos do Médio Oriente e os povos em desenvolvimento ou totalmente destituídos, na periferia do império.
Retratos do trabalho - 7
O que leva um cabo-verdiano a escolher o nosso país para trabalhar na construção civil? É difícil renovar o visto para se manter legal? Como é viver do teatro em Portugal? O mundo artístico é compensatório? São mais duas profissões a descobrir nestes Retratos do Trabalho publicados pelo Avante!: actriz e operário da construção civil.